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terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O Marketing do Esporte e pelo Esporte

Boas-vindas

Olá marketeiros, esse é o nosso primeiro post da coluna e também a minha primeira investida em compartilhar informações sobre marketing e esportes, na prática sem “delongas”, numa plataforma colaborativa. E quando a Dra. Fernanda Tirone me escalou pra esse time de profissionais que estarão com vocês aqui no nosso blog, coloquei a camisa pra dentro do short, levantei os meiões e fui para o aquecimento, já me colocando a disposição para entrar em campo.

Sem mais “delongas”, nos próximos posts vamos poder nos conhecer melhor, deixando os seus comentários, e continuaremos no twitter (@be_monteiro) falando dessas ações criativas, inovadoras e de resultados no mercado esportivo.

O Mercado Esportivo

E por fala em resultados, vamos a alguns números efetivos do esporte, primeiramente, no mundo, ele movimenta aproximadamente a “bagatela” de US$ 1 trilhão. Já no Brasil, a realidade “nua e crua” é de ainda R$ 27 bilhões ao ano ou 3% do PIB brasileiro. A boa notícia é que nos próximos 10 anos entramos num ciclo “nunca antes visto na história desse País” como sede de grandes eventos esportivos, com crescimento projetado para os cinco próximos anos de 37%, apenas na metade dessa década.

O Marketing do Esporte e pelo Esporte

“Bem amigos do nosso blog”, vamos falar aqui um pouco do que é o tal Marketing do Esporte. A ferramenta marketing como conhecemos é a mesma que encontramos no mundo dos negócios com as suas disciplinas. O esporte, por muitos é considerada uma atividade física participativa, amadora ou profissional. Particularmente, é tudo isso junto e misturado, se confundem mesmo, resultando numa plataforma única de entretenimento.

Então, temos de um lado uma prática ligada ao bem-estar que é o esporte, a oferta, e de outro o público, a demanda, criando um mercado. A partir dessa ideia simplista, as modalidades precisam se promover para captar seu público, que geram exposição na mídia, que atraem investidores, que trazem a grana e que bancam a festa. Ou seja, fazer o Marketing do Esporte.

Para isso, como em qualquer mercado, é preciso construir e consolidar uma marca com ações que a fixem na cabeça do seu consumidor. E exitem muitas formas de se fazer esse Marketing do Esporte. Na imagem abaixo destaco uma ação realizada em todo mundo pela Liga Norteamericana de Basquetebol, a NBA, onde seus jogadores através de um programa de responsabilidade social, visitam comunidades carentes e realizam exibições do esporte. Não é sensacional? Os valores e atributos do seu “produto” estão sendo experimentados junto aos seus ídolos da telinha.


Se você chegou até aqui, “que beleza”, mas deve estar se perguntando, tudo bem entendi. Mas, então qual a diferença para o Marketing pelo Esporte? Bem, mande o seu comentário aqui no blog. Para ajudá-lo deixo abaixo uma outra ação realizada pelos Correios, no Campeonato Brasileiro sub-23, nas preliminares da Série A deste ano. Conte pra gente o que você acha que vem na caixa?


E no próximo post vamos responder a esta e a outras pergunta aqui no nosso esporte com marketing ou seria marketing com esporte? Até lá!!!