Pages

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Por que a dieta não é igual para todos?


Eu costumo falar para as pessoas que me param pra conversar e me pedem uma “dieta” que; dieta não é receita de bolo. A receita de bolo, todos podem seguir que o resultado final será o mesmo (se seguida a risca). Para indivíduos isso não funciona, por quê?
Cada um tem uma necessidade energética (calorias), e para saber isso, o bom Nutricionista faz cálculos de acordo com o peso, altura, atividade física, tipo de atividade, horas dormidas, tipo de cotidiano, leve, moderado, intenso, idade dentre outros.
Logo mais a Nutricionista faz um questionário avaliando e colhendo informações sobre a alimentação diária do paciente. Só assim ela pode analisar quantas calorias em média o paciente está consumindo, e onde o cardápio deve ser adequado, dentro das suas necessidades de energia, nutrientes, macronutrientes. Distribuem-se também os horários mais adequados das refeições e quantidades.
Se necessário a Nutricionista fará um pedido de exame de sangue para verificar se está tudo certo, assim ela poderá adequar a dieta de acordo com o resultado do exame. Os resultados mais comuns são: Triglicérides alto, colesterol alto, glicemia e ácido úrico.
O cardápio ou a dieta do paciente tem que ter variedade para não ficar monótona e vir como forma de reeducação alimentar.
Depois que se perde o peso desejado, é necessário uma manutenção para que não se ganhe muito rápido o que perdeu. O nosso corpo tem uma memória e ele vai querer recuperar o que perdeu. Por isso ele economiza energia para alcançar o seu objetivo, economia de energia significa metabolismo lento, justificando o que todos se queixam : no início é fácil e depois vai ficando cada vez mais difícil perder peso.