Pages

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Síndrome do Túnel do Carpo, Entenda!

Vamos falar sobre a síndrome do túnel do carpo, essa lesão muito freqüente no mundo moderno, classificada no grupo de lesões por L.E.R. (lesão por esforço repetitivo), pelo excesso dos movimentos repetitivos sejam digitando, tocando instrumentos musicais, na escrita, empurrar um objeto e todas as atividades que exijam o movimento de dobrar o punho e mantê-lo por longo período de tempo. A síndrome do túnel do carpo é uma condição que causa dor, dormência e sensação de queimação ou formigamento nas mãos e dedos. Os sintomas podem variar de leve a grave.
CarpalO túnel do carpo é um pequeno túnel que vai do punho a parte inferior da palma da mão.
Vários tendões que ajudam a mover os dedos passam pelo túnel do carpo. O mesmo acontece com o nervo mediano, que controla a sensação e o movimento da mão. É através do nervo mediano que você começa a ter a sensação do dedo polegar, indicador, dedo médio e parte do anelar. Quando o nervo mediano é comprimido, esta sensação vai começar a diminuir. Assim começa os sintomas descritos acima, de dor, dormência e formigamento.
No lado interno do punho no túnel do carpo esta o tecido chamado de ligamento transverso do carpo. No caso da síndrome, o espaço no interior do túnel diminui, aumentando a pressão do ligamento transverso, ocorrendo um acúmulo de liquido (edema). Isso coloca pressão sobre o nervo mediano. A pressão aumenta ainda mais quando o punho e os dedos são dobrados (flexão ). A compressão do nervo mediano causa os sintomas de dor e dormência.
A síndrome do túnel do carpo é mais comum em mulheres de meia idade do que em homens, pelo alto índice de produtividade e fragilidade anatômica, punhos mais finos.
Outras causas que também podem levar a síndrome do túnel do carpo são:
Obesidade
Gravidez
Hipotireoidismo
Artrite
Diabetes
Trauma direto (acidentes)
Tumor em região de punho ( ex. tumor de células gigantes)



punhoTRATAMENTO
O tratamento proposto para este caso inclui:
Repouso, imobilização com talas(orteses )
Modificação da atividade (mecanismo produtor da síndrome)
Fármaco - com prescrição médica
Fisioterapia, Osteopatia,
Liberação do ligamento transverso do carpo - por procedimento cirúrgico.
Sintomas como dor e formigamento nas mãos e sintomas noturnos geralmente desaparecem logo após a cirurgia. Dormências na palma da mão e nos dedos podem levar mais tempo. Lembrando que o procedimento cirúrgico é indicado quando todos os outros meios de reabilitação foram aplicados e não obteve resultados satisfatórios.



ALONGAMENTOS:
        
É muito importante que você conheça alguns métodos que condicionem os tendões e músculos, prevenindo assim o surgimento da síndrome do túnel do carpo:
Lembre-se que seus tendões e músculos necessitam de irrigação sangüínea, portanto alongue-os sempre que permanecer por longo período em movimentos repetitivos.
Com os braços esticados, mantenha o punho para baixo alongando os extensores
Com o braço na mesma posição levante a palma da mão com os dedos voltados para cima, alongando os flexores.
Feche os dedos e gire os punhos para um lado e para o outro, aliviando as tensões acumuladas na articulação.



Até a próxima !!