Pages

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Obesidade: Saiba o que é Ginoide e Androide e calcule o seu IMC

Segundo o Ministério da Saúde (2011), 48,1% da população adulta do Brasil está acima do peso e 15% são obesos. Se for considerada somente a população masculina, mais da metade (52,1%) dos homens está acima do peso. Entre as mulheres, a proporção é de 44,3%. Os dados fazem parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que entrevistou 54.339 adultos, nas 27 capitais brasileiras no ano de 2010.
A obesidade pode ser considerada como acúmulo excessivo de gordura corporal, podendo ser causada por doenças genéticas, endócrino-metabólicas ou alterações nutricionais. Apesar de a obesidade ser multifatorial, o motivo mais apresentado como causa é o balanço energético positivo, provocado pelo consumo de alimentos hipercalóricos e o sedentarismo, ou seja, ingerir mais calorias do que gastar.
A obesidade pode ser classificada anatomicamente em dois tipos:
Obesidade abdominal ou andróide: aquela em que a distribuição da gordura se concentra na região central do corpo (tronco)

Obesidade ginóide ou ginecóide: aquela em que a distribuição da gordura se concentra na região do quadril e membros inferiores.



A prevenção e o diagnóstico precoce da obesidade são importantes aspectos para a promoção da saúde
A Organização Mundial de Saúde recomenda medir o peso, a altura e o perímetro da cintura, pois o aumento da deposição de gordura abdominal na população pode fornecer um indicador sensível dos problemas de saúde relacionados com o sobrepeso e suas conseqüências.
Através do IMC (índice de massa corporal) que é razão entre o peso e o quadrado da altura de uma pessoa, podemos classificá-la de acordo com os riscos para a saúde.






Classificação
IMC (kg/m²)
Risco de co-morbidade
Baixo peso
< 18,5
Baixo (risco de outros problemas clínicos)
Normal
18,5 a 24,9
Ausente
Sobrepeso
25,0 a 29,9
Aumentado
Obesidade classe I
30,0 a 34,9
Moderado
Obesidade classe II
35,0 a 39,9
Severo
Obesidade classe III
≥ 40,0
Muito Severo

Hoje a circunferência da cintura (CC) é considerada um dos melhores parâmetros antropométricos para diagnosticar a obesidade abdominal, que por sua vez, foi classificada de acordo com os níveis de intervenção, sendo nível I (CCnI) (nível de intervenção primário) para homens com CC de 94 a 102 cm e para mulheres com CC de 80 a 88 cm e nível II (CCnII) (nível de intervenção secundário) para CC ≥ 102 cm e 88 cm para homens e mulheres respectivamente.
CCnI = medidas que reduzam ou evitem o ganho de peso, atividade física e inclusão de hábitos saudáveis,
CCnII = medidas com o acompanhamento por profissionais de saúde com o objetivo de reduzir o peso e os riscos cardiovasculares
Classificação
Circunferência da Cintura
Homens
Mulheres
CCnI
94 - 102 cm
80 - 88 cm
CCnII
≥ 102 cm
≥ 88 cm
*CCnI = Circunferência da cintura nível I
*CCnII = Circunferência da cintura nível II
Além dessas, mais encontradas, existem outras maneiras de se diagnosticar a obesidade, porém costumam ser mais complexas e caras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde a aprovação do moderador