Pages

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Diminuir gordura e níveis de glicose no sangue? Óleo de Cártamo


ÓLEO DE CÁRTAMO
Óleo de cártamo é um tipo de óleo vegetal que está se tornando cada vez mais popular entre as pessoas que estão muito conscientes sobre a sua saúde. No entanto, há muitos que não sabem sobre os diversos benefícios que o óleo de cártamo oferece.
Óleo de cártamo, como o nome sugere, é uma forma de óleo que é retirado das sementes da planta cártamo. Existem duas maneiras de óleo de cártamo ser extraído da planta - o processo químico e do processo mecânico. Durante o processo químico, o óleo é refinado pela adição de determinados produtos químicos nela. Este processo elimina realmente os nutrientes essenciais encontrados no óleo e também o contamina com determinadas substâncias químicas nocivas que podem causar efeitos negativos sobre o corpo, sobre o consumo. O outro método de extração de óleo das sementes de cártamo é o método mecânico. Neste método, ao invés de utilizar produtos químicos, o óleo é retirado da planta, usando um bagaço natural. Este é um método melhor que o anterior, pois ele ajuda na retenção de todos os ingredientes naturais encontrados no óleo de cártamo. Vejamos os ingredientes essenciais presentes no óleo de cártamo: Óleo de cártamo tem a maior fonte de gorduras poliinsaturadas encontrada em qualquer outro tipo de óleo vegetal, ou seja, quase 79% de ácidos graxos poliinsaturados (ácido linoléico). Contem também 13 por cento de ácidos graxos monoinsaturados (ácido oleico) e apenas 8% de ácidos graxos saturados. Os outros nutrientes essenciais presentes no óleo de cártamo são o ômega-6, ácido linoléico e vitamina E. Devido à presença destas substâncias no óleo de cártamo, esse óleo possui vários benefícios à saúde, entre eles:
· O óleo de cártamo contém altas quantidades de gorduras poliinsaturadas, que ajudam na criação de prostaglandinas no corpo do indivíduo. Estes compostos, como o hormônio, ajudam no fortalecimento das membranas celulares e também para o bom funcionamento do organismo.
· Um dos melhores benefícios de saúde do óleo de cártamo é sua maneira eficaz de eliminar o excesso de gordura acumulada no corpo, o que ajuda a perder peso. O ácido linoleico, presente no óleo de cártamo é convertido em ácido gama-linolênico (GLA) que aciona a gordura e ajuda a queimar calorias. Portanto, as pessoas que estão procurando maneiras de perder, bem como manter o seu peso deve incluir o óleo de cártamo em sua dieta regular.
· Outra vantagem de usar óleo de cártamo é que ele ajuda na redução do nível de colesterol no sangue, o que reduz o risco de doenças cardíacas no indivíduo. Para além disto, óleo de cártamo também é importante para fortalecer o sistema imunológico do corpo, pois aumenta a sua capacidade de resistir ao surgimento de determinadas infecções, assim como doenças.
· Óleo de cártamo também promove o crescimento do cabelo e uma pele saudável, porque contém vitamina E.
· Ensaios clínicos demonstraram que o óleo de cártamo tem um papel na regulação dos lipídios no sangue de forma eficaz para reduzir o colesterol e triglicérides. Entretanto, parece que é eficaz no fornecimento de ação de saúde para o colesterol elevado, hipertensão e doença cardíaca aterosclerótica (tomá-la por um longo tempo pode efetivamente impedir a formação de trombose).
· Não existem quaisquer efeitos colaterais decorrentes de tomá-lo por um longo tempo e outros suplementos e medicamentos podem ser consumidos ao mesmo tempo.
Um estudo publicado em setembro de 2009 no American Journal of Clinical Nutrition, amplamente divulgado pela mídia, conduzido por Leigh E Norris, realizado na Ohio State University, mostrou os benefícios do óleo de cártamo em mulheres idosas diabéticas que estão com sobrepeso. É importante salientar que estes efeitos ocorrerem sem qualquer mudança na dieta e nos hábitos de exercício. Estas mulheres foram convidadas a tomar suplementos de óleo de cártamo por um período de dezesseis semanas, e os resultados foram positivos. Não foi observado apenas que elas perderam o excesso de gordura, mas também houve um declínio significativo em seus níveis de açúcar no sangue. O óleo de cártamo reduziu os níveis de glicose no sangue das participantes e melhorou a sensibilidade à insulina, pois ambos podem ser causados por excesso de gordura do estomago, e o óleo de cártamo ajudou na redução da glicose e resistência à insulina pela queima de gordura do estomago.
Perder gordura na região da barriga pode ser particularmente complicado após a menopausa, devido às alterações hormonais que levam ao ganho de peso. Mulheres ganham mais gordura durante esse período, com grande parte de seu peso deslocando-se para a região abdominal, uma localização particularmente perigosa.
O excesso de gordura na região abdominal pode aumentar o risco de qualquer pessoa desenvolver doenças cardiovasculares ou diabetes. Segundo o estudo o ácido linoléico do óleo de cártamo tem um efeito significativo na redução do peso corporal e massa adiposa total, sem alterar a massa de tecido magro em mulheres obesas na pós-menopausa, e que também não estão em uma dieta de emagrecimento.
Perder peso é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de desenvolver outros problemas de saúde. Como mostra o estudo, uma dose diária de ácido linoleico pode ajudar a tornar a tarefa um pouco mais fácil. Ao contrário dos medicamentos, os óleos vegetais são seguros para praticamente qualquer pessoa, tornando-os uma boa maneira de ajudar seu corpo a queimar mais gordura.
Embora este estudo incluiu apenas mulheres, o óleo de cártamo pode ser utilizado por ambos os sexos.
OBS: O óleo de cártamo é vendido como suplemento alimentar.