Pages

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mitos e Verdades sobre Atividade Física


Que a prática de atividade física faz bem todo mundo já ta cansado de saber. O exercício físico tem sido recomendado por profissionais das mais diversas áreas da saúde mas, quando nos encontramos no ambiente da prática de atividade física (principalmente academias) somos surpreendidos por diversas dúvidas, conselhos, dicas tão misteriosas que afirmam ser a salvação para o corpo perfeito, para a saúde e bem-estar.

Para ajudar, selecionei 10 desses mitos e verdades que parecem ser mais comuns de se encontrar por aí, com alguns breves comentários.

  1. Usar roupas pretas ou plásticos grudados ao corpo ajuda a queimar mais calorias. O que isso pode acarretar é: suar mais eliminando grande quantidade de líquido e não gordura. A intensidade do exercício é o que vai fazer queimar as calorias. Respeitando a individualidade dos praticantes.
  1. Treinar em jejum emagrece. Se ficarmos um período grande sem nos alimentarmos as reservas energéticas do organismo ficarão afetadas e se ainda assim associar o exercício, a taxa de glicose do sangue irá diminuir mais ainda, podendo acarretar diversas situações como: fraqueza, vomito e até desmaios.
  1. Abdominais para queimar a gordura localizada da barriga. Estudos mostram que exercícios aeróbicos são os grandes aliados do emagrecimento. Os abdominais irão ajudar no enrijecimento muscular, mas não atuaram na queima da gordura localizada.
  1. O peso na balança é bom parâmetro pra saber se emagreceu. Devemos tomar cuidado com esse peso que é mostrado na balança, se um treino neuromuscular e aeróbicos são feito corretamente, você irá diminuir seu percentual de gordura e aumentar seu percentual de massa magra, podendo acontecer dessas proporções serem iguais e seu peso na balança continuará sendo o mesmo e você terá emagrecido.
  1. Transformar gordura em músculo. Não se transforma uma coisa na outra, por vários motivos: são tecidos diferentes com funções e composições completamente diferentes.
  1. Sentir dor após o treino é sinal de resultado. Nem sempre, essas dores irão aparecer de acordo com a intensidade, volume, tipo de treino e principalmente a dor vai depender da pessoa que está realizando, ela pode estar mais ou menos preparada para aqueles exercícios, podendo não sentir dor e ter resultado do mesmo jeito.
  1. Treino pela manhã traz mais resultado que a noite. Não necessariamente, cada pessoa se adapta a uma rotina que acha ser melhor ou mais viável. O importante é ir lá e fazer sua atividade no periodo que se sinta melhor.
  1. Beber água gelada durante o treino gasta mais calorias. Não há nada que comprove isso por enquanto. Se o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água para igualar à temperatura corporal, essa energia (caloria) não é significativa para o emagrecimento, por exemplo. O que sabemos é que a hidratação durante a atividade física é muito importante, em temperatura natural ou gelada.
  1. Tomar banho após o treino atrapalha a hipertrofia muscular. Quando estamos treinando, aquela região que está sendo trabalhada recebe um grande volume sanguíneo, aumentando a vascularização e a oxigenação fazendo com que essa região fica com um tamanho maior do que era antes, após o treino, independente do banho imediato ou não, essa grande vascularização vai se dissipando e o volume vai diminuindo aos poucos de acordo com a necessidade.
  1. Suplementação alimentar, usar ou não? Uma dieta balanceada, geralmente, é suficiente para atingir as necessidades do organismo. Mas, tudo depende do objetivo e caso haja necessidade de suplementação, o acompanhamento de um Nutricionista é indispensável.

Toda e qualquer prática de atividade física é válida desde que seja devidamente acompanhada e orientada por um profissional competente.