Pages

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Quanto de Vitamina C você precisa? onde encontrar?

A vitamina C é uma vitamina solúvel em água que é necessária para o crescimento e desenvolvimento normal.
As vitaminas hidrossolúveis dissolvem na água. A quantidade residual de vitamina deixa o corpo através da urina. Isso significa que você precisa de um fornecimento contínuo dessas vitaminas em sua dieta.

Função
A vitamina C é necessária para o crescimento e reparo dos tecidos em todas as partes do seu corpo. É necessária para formar o colágeno, uma proteína importante utilizada para fazer a pele, o tecido cicatricial, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos. A vitamina C é essencial para a cicatrização de feridas, e para a reparação e manutenção das cartilagens, ossos e dentes.
A vitamina C é um dos muitos antioxidantes. A vitamina E e beta-caroteno são dois outros antioxidantes conhecidos. Antioxidantes são nutrientes que bloqueiam alguns dos danos causados pelos radicais livres, que são subprodutos que resultam quando os nossos corpos transformam os alimentos em energia.
A acumulação destes subprodutos ao longo do tempo é a grande responsável pelo processo de envelhecimento e pode contribuir para o desenvolvimento das condições de saúde diversas como o cancro, doenças cardíacas, e uma série de condições inflamatórias como a artrite. Os antioxidantes também ajudam a reduzir os danos ao organismo causados por produtos químicos tóxicos e poluentes, como fumaça de cigarro.
O corpo não produz vitamina C por conta própria, nem armazena. Portanto, é importante incluir  alimentos com abundância de vitamina C  em sua dieta diária.

Fontes de Alimentação
Todas as frutas e verduras contêm alguma quantidade de vitamina C. Os alimentos que tendem a ser as maiores fontes de vitamina C incluem pimentas verdes, frutas e sucos cítricos, morango, tomate, brócolis, nabo e outras folhas verdes, batata doce e branca.
Outras fontes excelentes são mamão, manga, melancia, couve de bruxelas, couve-flor, repolho, abóbora, pimentões vermelhos, framboesas e abacaxi.

Efeitos Colaterais
A toxicidade da vitamina C é muito rara, porque o corpo não pode armazenar a vitamina. Todavia, os montantes superiores a 2000 mg / dia não são recomendadas porque tais doses altas podem levar a dor de estômago e diarréia.
Pouca vitamina C pode levar a sinais e sintomas de deficiência, incluindo:
·         O cabelo seco e quebradiço
·         A gengivite (inflamação das gengivas)
·         Sangramento nas gengivas
·         Pele áspera, seca e escamosa
·         Diminuição da taxa de cicatrização de feridas
·         Ferimento fácil
·         Esmalte do dente enfraquecido
·         Articulações inchadas e doloridas
·         Anemia
·         Diminuição da capacidade de combater infecções
·         Possível ganho de peso por causa do metabolismo lento
A forma grave da deficiência de vitamina C é conhecida como escorbuto que afeta principalmente os mais velhos e os adultos desnutridos.
Recomendações
A melhor maneira de obter as necessidades diárias de vitaminas essenciais, incluindo a vitamina C, é comer uma dieta equilibrada, que contém uma variedade de alimentos.
A vitamina C deve ser consumida todos os dias porque não é solúvel em gordura e, portanto, não pode ser armazenada para uso posterior.
O Conselho de Alimentação e Nutrição do Instituto de Medicina (EUA) recomenda as seguintes quantidades de vitamina C:
Lactentes e Crianças
·         0-6 meses: 40 mg / dia (mg / dia)
·         7-12 meses: 50 mg / dia
·         1-3 anos: 15 mg / dia
·         4-8 anos: 25 mg / dia
·         9-13 anos: 45 mg / dia
Adolescentes
·         Meninas 14-18 anos: 65 mg / dia
·         Meninos 14-18 anos: 75 mg / dia

Adultos
·         Homens: 90 mg / dia
·         Mulheres: 75 mg / dia
Mulheres grávidas ou amamentando e aqueles que fumam necessitam de maiores quantidades. Pergunte ao seu médico qual a melhor quantidade de vitamina  é melhor para você.









@FernandaTirone
Telefone para agendamento de consultas:
(21) 2494-9144