
A história mostra que o uso de drogas no esporte não é recente. Há relação de uso de substâncias que podem ser caracterizadas como uma espécie de doping há mais de 2700 a.C, na china, onde o imperador da dinastia Cheng, descreveu o efeito estimulante de uma planta local utilizada por lutadores e desportistas chineses para dar mais ânimo e coragem nas disputas. O uso de anfetaminas e EAA também foi registrado entre soldados na Segunda Guerra Mundial. Esse uso tinha o objetivo de diminuir a fadiga, aumentar a agressividade e encorajar os soldados a enfrentar o campo de batalha.

*androgênicos = hormônios responsáveis pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários masculinos. Ex. Testosterona.

Achados anatomopatológicos apontam que o uso de EAA leva alterações na integridade funcional e orgânica, tanto no coração como no sistema vascular periférico, bem como as modificações humorais. Segundo tais achados, esses efeitos, direta e/ou indiretamente, podem desencadear ou mesmo perpetuar doenças cardiovasculares.
O uso de EAA leva as importantes alterações no metabolismo lipídico. Dentre elas, destacam-se o aumento ou manutenção dos níveis de colesterol total, principalmente por diminuição do HDL e o aumento ou manutenção do LDL.
A apresentação e a discussão dos resultados sobre esses efeitos colaterais do uso de anabolizantes ressaltou seus efeitos mais destrutivos ao organismo. A mudança no perfil lipídico, o aumento na pressão arterial, a hipertrofia cardíaca, além de alterações no sistema nervoso central, em conjunto, representam um sério risco á saúde desses indivíduos, podendo resultar até na morte súbita.
Embora desde 1950 os EAA tenham sidos usados como doping, somente em 1960 ocorreu o primeiro caso que chamou a atenção mundial, em razão da grande deformidade física provocada em um atleta, e, apenas em 1974, o uso de EAA foi inserido na lista de antidoping pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Nas olimpíadas de Seul, 1988. o caso famoso de um atleta considerado insuperável teve como consequência a sua suspensão, quando foi detectada a presença de estanazolol em seu exame de urina.

Apesar das punições impostas pelo COI, frequentemente os atletas são flagrados com exames positivos para drogas proibidas e impedidos de participar de competições por um longo período. Ultimamente Daiane dos Santos e Maurren Maggi foram acusadas nesses exames.
Confira a lista dos atletas flagrados em 2009Atletismo
Bruno Lins; Evelyn Santos; Fernanda Gonçalves; Jenifer do Nascimento Silva; João Gabriel Santos Souza; Jorge Célio; Josiane Tito; Leonardo Elisário dos Santos; Luciana França; Lucimar Teodoro; Lucimara Silvestre; Marcelo Moreira; Rodrigo Bargas; Hamilton Castilho; William Gomes Amorim
Ciclismo
Alex Diniz; Cleberson Weber; Alex Arsenio; Alcides Vilela
Ginástica artística
Daiane dos Santos
Natação
Lorena Rezena
Triatlo
Mariana Ohata