Pages

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Quitosana: O "imã de gordura"



A quitosana é um produto natural derivado da quitina, que é um polissacarídeo encontrado no exoesqueleto de moluscos e crustáceos, como caranguejos, camarões, lagostas, lulas e moluscos. Embora a quitosana já exista há anos, e utilizada para vários propósitos, apenas recentemente começou a ser usada como suplemento que auxilia na perda de peso.
A quitosana é uma substância natural que é quimicamente semelhante à celulose, que é uma fibra vegetal. Assim como as fibras vegetais, a quitosana possui uma série de propriedades ou qualidades de fibra. O que diferencia a quitosana além de fibra vegetal é o fato de que a quitosana tem a capacidade de se ligar de forma significativa na gordura no trato digestivo. Assim, a quitosana é muitas vezes apelidada de "imã de gordura" ou “bloqueadora da gordura”.
Para melhor compreender a natureza da quitosana, o melhor é saber sobre as funções desta fibra não-digestiva. Segundo alguns estudos, a quitosana absorve e se liga a gordura no trato digestivo, impedindo a absorção desta gordura no corpo. Desta forma, a quitosana inibi o LDL ( colesterol mau) e aumentar o HDL (colesterol bom). Além disso, ele promove a cura de úlceras e lesões.
Ao ser ingerida, a fibra se transforma em um gel no estômago, que tem alta capacidade de absorver gorduras. Após serem capturadas pelo gel, as gorduras não podem mais ser aproveitadas pelo organismo, sendo posteriormente excretadas nas fezes junto com esta fibra. Portanto, toda a caloria presente nestas gorduras não será aproveitada pelo organismo. Existem dezenas de estudos clínicos que comprovam esse efeito. Além disso, ela também reduz o colesterol no sangue, trata a anemia e melhora a resistência da pessoa, o sistema imunológico, assim como o apetite e o sono. Também há relatos que a quitosana pode ajudar a tratar infecções na gengiva e dentes e ajuda a cicatrização dos tecidos após a cirurgia plástica.
A quitosana também é vista como tendo propriedades antibacterianas. Ela ainda age como um antiácido e inibe a formação do tártaro ou cárie dentária. Vários estudos também descobriram que a quitosana ajuda a controlar a pressão arterial, reduz os níveis de ácido úrico no sangue e é um potenciador de cálcio.
Note-se que a quitosana tem uma história de cerca de três décadas de uso em processos como desintoxicante da água. A quitosana já vem sendo usado na purificação de água e também por companhias de petróleo no caso de derramamento de óleo, pois a quitosana é uma substância que absorve a gordura (graxa) com muita eficiência.
CUIDADO não é indicada para pessoas alérgicas a crustáceos (camarão, caranguejo, lagosta). A quitosana também deve ser evitada por grávidas e mulheres em período de amamentação.
Sozinha ela não faz milagre, se nao se alimentar de forma equilibrada, fazer atividade física, beber água....

5 dicas para ajudar na perda de peso com a quitosana
1.       Beba muito líquido
Por ser uma fibra, a quitosana absorve água do organismo. Então, é aconselhável tomar pelo menos 2 litros de água por dia. Assim, você evita ficar com o intestino preso.
2.       Não exagere no garfo
Não é porque a cápsula elimina gorduras que você vai comer de tudo. Você pode ter uma alimentação normal, mas dê preferência a legumes, carnes magras, verduras, frutas e cereais integrais.
3.       Evite açúcares e massas
A quitosana só absorve as gorduras que você ingere. Isso quer dizer que ela não corta o efeito engordativo de proteínas (carnes), massas e açúcares.
4.       Cuidado com a dosagem
Não ultrapasse os 3 gramas sugeridos por dia. A quitosana não traz riscos ao organismo, mas pode fazer mal, como qualquer coisa em excesso.
5.       Faça atividade física
Comece com uma caminhada de 15 minutos. Quando se sentir mais disposto(a), invista em meia hora todos os dias. O resultado será mais rápido - vai valer a pena!


.
    Acompanhe dicas pelo Twitter
    @FernandaTirone 

    Caso queira entrar em contato, deixe seu email que retornarei