Pages

quinta-feira, 10 de março de 2011

Surf: o esporte lifestyle muito além do outside

O esporte como prática desportiva

A associação que se faz ao surf está diretamente ligada a uma atividade física com atributos diferenciados que envolvem vida saudável, qualidade de vida, meio ambiente, juventude, energia, radical, superação e vitória. E ainda, uma filosofia e estilo de vida que pode ser adotada por pessoas de todas as faixas etárias, de crianças a terceira idade.

O acesso ao esporte é facilitada pelo clima, litoral e a população jovem brasileira. E o esporte participativo tem a maior fatia neste mercado, ou seja, formado por aqueles que não praticam com regularidade o esporte, mas aderem ao estilo de vida associado ao surf.

No esporte de alto rendimento, ou profissional, o país vêem se destacando no cenário nacional e na elite internacional. E há uma sinalização positiva de um novo ciclo de atletas de grande talento pelos próximos 10 anos.

O surf tem extrapolado a areia, o mar e as ondas, influencia a moda, a arte, a cultura, a educação, o designer, e vai além do entretenimento pelo esporte. São valores sendo disseminados ligados a preservação do meio ambiente e da responsabilidade social.

O mercado do surf no Brasil e no mundo

No mundo, integra o mercado dos esportes de ação e movimenta US$ 20 bilhões, considerando apenas o consumo de surfwear, acessórios e equipamentos. Com um grande potencial neste mercado, surge o Brasil, que já fatura R$ 7 bilhões anuais e apontou um crescimento de 100% nos últimos cinco anos na indústria do esporte. E as mulheres são maioria no consumo desses produtos na moda surfwear. Dentro dos esportes de ação, junto ao skate, o surf está entre os esportes mais admirados e praticados no país.

Apenas no estado de São Paulo, pesquisa apurou mais de 1,1 milhão de consumidores, entre simpatizantes e praticantes do esporte. E ainda, revela a existência de mais de 3 mil pontos-de-venda de produtos do segmento, responsáveis por 1,4 milhão de empregos diretos e indiretos em todo o país, dados esses de 2008.

E neste post especial preparamos uma Promoção Cultural que vai dar um empurrãozinho, no momento em que o ano começa após o carnaval, pra você pegar as suas primeiras ondas e vivenciar uma experiência única nesse esporte.

É super simples participar, responda agora a pergunta: "Por que eu quero aprender a surfar?" e você poderá levar uma aula experimental grátis da Escola de Surf do surfista Rico de Souza, na Barra da Tijuca/RJ. A resposta mais criativa deixada aqui nos comentários até às 23:59 do próximo dia 27/03/2011, ganhará uma aula de surf cortesia da Escola de Surf Rico.

A divulgação será no dia 28/03/2011 com a escolha feita pelos colunistas aqui no Blog Nutrição Etc & Tal.

Importante: concurso cultural válido apenas para a cidade do Rio de Janeiro/RJ. Não inclusas despesas de transporte, hospedagem ou alimentação.

Aloha e boas ondas galera!!