Pages

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Qual será a imagem que você tem do seu corpo?

Hoje é muito comum se preocupar com a imagem que você representa para as outras pessoas, independente se saudável ou não, se a pessoa está bem com ela mesma ou se satisfaz interesses alheios e por aí vai...

Existem várias maneiras de se “medir” essa imagem considerada, uma delas (que é científica) permite verificar qual é a imagem que VOCÊ se considera e comparar com a que você acha que seria a ideal para satisfazer seus interesses, utilizando apenas figurinhas do corpo que chamamos de silhuetas.

Os conjuntos de silhuetas disponíveis para tais medidas consistem de séries de 7 a 9 figuras, representando vários tamanhos corporais, apresentados em ordem crescente. Recomenda-se o uso do conjunto de silhuetas proposto por Damasceno (2004), em que é possível avaliar a imagem corporal do indivíduo, tanto do ponto de vista da gordura corporal, quanto da muscularidade.

Para usar as silhuetas, analisa-se com duas perguntas em mente:

1 – Com qual silhueta você se identifica atualmente?

2 – Qual silhueta considera como ideal a ser atingido?

A diferença entre os dois valores indica o grau de SATISFAÇÃO CORPORAL.

Então vamos às silhuetas:

HOMENS

MULHERES

Conjunto de silhueta proposto por Damasceno(2004)

Nível de satisfação com a imagem corporal através da diferença entre a pergunta 1 e a pergunta 2 (na tabela SI - SA).

Exemplo de como se faz:

O Indivíduo exemplo se identificou com a silhueta -3 e tem como ideal a silhueta -1 - insatisfação com a imagem corporal de 2 (3-1=2). Está um pouco insatisfeito com sua imagem corporal. É um aluno que pode ficar satisfeito com pequenas alterações em suas dimensões corporais.