Pages

quinta-feira, 17 de março de 2011

WHEY PROTEIN para emagrecer ou ganhar massa muscular

WHEY PROTEIN
PROTEÍNA DO SORO DO LEITE


             Um dos suplementos alimentares mais utilizados atualmente é a proteína do soro do leite, mais conhecida pelo nome americano Whey Protein. As proteínas do soro são extraídas da porção aquosa do leite, gerada durante o processo de fabricação do queijo. Durante décadas, essa parte do leite era dispensada pela indústria de alimentos. Somente a partir da década de 70, os cientistas passaram a estudar as propriedades dessas proteínas.
             O leite possui duas proteínas primárias: caseína (80%) e lactalbumina (20%). No processo de produção do queijo ocorre a separação do coalho e do soro do leite. Este soro do leite é então processado e purificado até que reste essencialmente o seu concentrado protéico. O processo de obtenção do concentrado protéico pode gerar dois tipos de lactalbumina:

·    Isolada - aquece-se o soro do leite para matar os microorganismos, em seguida mistura-o a um combinado químico ao qual só as moléculas protéicas podem se unir, todas as moléculas (lactose, gordura, proteína desnaturada...) que não se uniram à celulose são descartadas. O composto restante é então lavado em uma solução salina que remove as cadeias de celulose, em seguida a solução é filtrada de modo a restar somente a proteína pura. Isto faz com que o isolado de proteína tenha 90 a 95% de pureza, com pouca ou nenhuma quantidade de lactose, gordura e proteína desnaturada.
·    Concentrada - após o aquecimento do soro do leite, ele é filtrado em uma superfície que retém apenas a proteína e a gordura, eliminando grande parte da lactose e da água, por não envolver processos químicos artificiais, este método é mais natural, mas em compensação fornece uma menor concentração de proteína pura (25-89%), com quantidades de gordura, lactose e minerais mais significativas que a forma isolada.
·    Hidrolisada - outro processo pelo qual a lactalbumina passa é a hidrolização, daí vem o nome hydrolized whey protein, o que em bom português significa que molécula da proteína do soro do leite coalho foi quebrada em partículas menores na presença de água. Esta quebra em partículas menores tem a finalidade de melhorar a digestão e absorção do composto.
As proteínas do soro do leite possuem alto valor biológico com propriedades funcionais, além de conter alto teor de aminoácidos essenciais, especialmente os de cadeia ramificada. Desempenha função metabólica como antioxidante hidrossolúvel, tendo a propriedade de reduzir a ação de agentes oxidantes no músculo proporcionando um melhor desempenho do mesmo.

Um estudo mostrou que a suplementação com a proteína do soro do leite aumenta o status de glutationa, melhora o desempenho atlético (anaeróbico) e proporciona uma redução significativa na percentagem de gordura corporal em adultos jovens e saudáveis. Estes benefícios foram obtidos sem o estímulo de exercícios físicos. No entanto, a combinação de exercícios e suplementação com proteína do soro do leite parece propiciar uma melhora ainda mais acentuada na composição corporal.
A capacidade de uma proteína de estimular a síntese de proteínas musculares reside na dosagem e na composição de seus aminoácidos. As proteínas do soro do leite são particularmente eficazes em estimular as taxas de síntese de proteínas musculares por várias razões:
§   O perfil dos aminoácidos do soro é quase idêntico ao perfil de aminoácidos dos músculos esqueléticos. O soro fornece todos os aminoácidos necessários e em uma proporção próxima àquela em que estes aminoácidos estão presentes nos músculos esqueléticos;
§   Comparada a outras fontes protéicas, as proteínas do soro contêm uma proporção mais elevada (por 100 gramas) 40 dos aminoácidos essenciais (isto é, os aminoácidos que não podem ser sintetizados pelo organismo). Os aminoácidos essenciais são comprovadamente os mais eficientes para estimular a síntese de proteínas em músculos de pessoas adultas.
§   A alta concentração de aminoácido de cadeia ramificada leucina é de especial interesse para cientistas que estudam os mecanismos e os efeitos de exercícios físicos. Diversos pesquisadores sugerem que o fornecimento de leucina em quantidades abundantes aos músculos após uma sessão de exercícios pode promover uma recuperação mais eficiente a nível celular e assim acelerar o processo de adaptação a treinamentos com exercícios.
Diferentemente de outras fontes de proteínas de alta qualidade, a do soro do leite é rapidamente absorvida pelo organismo, promovendo um aumento significativo nas concentrações sanguíneas de aminoácidos que por sua vez estimulam as taxas de síntese de proteínas musculares. Além disso, quando a proteína é consumida como parte de uma refeição mista de macronutrientes (isto é, juntamente com carboidratos e gordura), observa-se uma forte e persistente inibição do processo de degradação muscular juntamente com um aumento na síntese de proteínas musculares. Por todas essas razões a suplementação com a proteína do soro do leite parece ser excepcionalmente adequada para uma dieta ou alimentação ideal, desenvolvida e prescrita por especialistas para dar sustentação à formação de músculos e limitar, ao mesmo tempo, a perda de massa muscular ao longo do processo de envelhecimento.
De todos os macronutrientes, a proteína exerce o mais expressivo efeito de supressão do apetite. No entanto, os resultados de um estudo recente sugerem que a proteína do soro do leite pode ser a proteína de maior eficácia na supressão da sensação de fome, tornando mais fácil a tarefa de fazer um regime alimentar para perder gordura. Em uma série de ensaios, o consumo de proteína de soro antes de uma refeição reduziu significativamente a fome e aumentou a sensação de saciedade, mesmo com a ingestão de uma quantidade menor de alimento. Os participantes que tomaram uma bebida contendo a proteína do soro do leite 30 minutos antes da refeição sentiram-se mais satisfeito com o consumo de menos calorias. Os pesquisadores descobriram que o soro aumenta em muito os níveis de dois hormônios gastrointestinais que controlam o apetite: a colecistoquinina e o peptídeo-1 tipo glucagon. O consumo de soro aumentou os níveis destes dois hormônios em 60% quando comparado ao mesmo efeito obtido com ingestão de um suplemento protéico regular. Por este motivo, o consumo de uma pequena porção de soro (30-40 gramas) antes da refeição pode reduzir a fome e eliminar a dificuldade de seguir corretamente uma dieta com restrição calórica, facilitando em muito a perda de peso.
Aumentar a proporção de proteína na dieta é atualmente considerado como uma estratégia segura e eficaz que reduz o nível de lipídeos (gordura) no sangue melhora o metabolismo da insulina/glicose e potencializa a perda de gordura. Devido aos múltiplos benefícios inerentes ao seu consumo, o soro deveria ser a primeira fonte de proteínas a ser levada em consideração quando pessoas conscientes da boa saúde resolvem aumentar sua ingestão de proteínas.


Sigas as dicas também pelo twitter
@FernandaTirone
maiores informações deixa um comentário