Pages

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sabe aquela sensação de inchaço? Acabe com ela!



Você já teve a sensação de estar pesando o dobro do que a balança apontava? Já sentiu aquele incômodo de mal conseguir colocar um sapato que calçou tão facilmente de manhã? Esses são alguns dos desconfortos da retenção de líquido, sintoma comum em doenças que causam mudanças hormonais. Esse problema pode ser evitado com atitudes simples, como praticar exercícios e repousar com as pernas elevadas. Conheça algumas mudanças de hábito que ajudam a combater essa sensação de inchaço:

Diminua a ingestão de sal
O sódio presente no sal, segura a água no corpo, promovendo a retenção de líquido, o que causa a sensação de inchaço. Assim, o mais recomendado é não acrescentar sal a refeições prontas de restaurantes e regular a sua quantidade no preparo da comida feita em casa. Lembre-se também, que alimentos industrializados e embutidos também contêm bastante sal.

Exercite-se

Uma das principais causas da retenção de líquido é a má circulação do sangue. Por isso, praticar exercícios é altamente benéfico, pois promovem a contração e o relaxamento dos músculos do corpo, estimulando as veias a empurrar o sangue em direção ao coração. Além disso, praticar esportes também ajuda a controlar o peso (quando muito acima do ideal, impede uma circulação sanguínea normal.


Não fique muito tempo na mesma posição

Pessoas que trabalham em uma mesma posição durante muito tempo tendem a sofrer as complicações da retenção de líquido. Mas, se por um lado não há muito como evitar ficar sentado em frente ao computador ou em pé - para atender clientes, por exemplo. Faça pequenas pausas, ande um pouquinho e se possível, realize um breve alongamento.


Repouse com as pernas elevadas

Se mesmo fazendo pequenas pausas ao longo do dia, a sensação de inchaço permanecer, uma boa estratégia é repousar com as pernas um pouco elevadas. Ao se deitar, basta colocar um travesseiro embaixo das pernas para estimular a circulação sanguínea dos membros inferiores. Essa posição também melhora o funcionamento dos rins, que filtram o sangue e produzem a urina.

Massageie as pernas
Quem mantém o hábito de hidratar o corpo com cremes pode até não saber, mas já está combatendo a retenção de líquido no corpo. Quando passamos um creme na pele, realizamos uma breve massagem nos membros para espalhar a loção, estimulando a circulação sanguínea. Melhor ainda se o hidratante for feito à base de cânfora ou mentol, pois esses elementos também melhoram a circulação.

Faça drenagem linfática
A drenagem ajuda em vários aspectos, mas o principal é fazer com que os líquidos extravasados devido à má circulação retornem para os vasos diminuindo o inchaço. Outra grande vantagem é reduzir os líquidos acumulados no organismo porque estimula o sistema linfático levando a pessoa a urinar mais.

Evite usar roupas apertadas
É moda entre as mulheres o uso de roupas muito justas, principalmente calças jeans. Entretanto, é preciso ficar muito atento aos prejuízos que ela pode trazer. Se suas roupas não limitam os seus movimentos, nem incomodam por estar justas, tudo bem. Mas, se os minutos que precedem a sua chegada em casa são caracterizados pelo desconforto e desespero para finalmente poder trocar de roupa, então talvez seja a hora de renovar o guarda-roupa. Fiquem atentas também as meias, já que as extremidades dos membros são as que mais retêm líquidos.

Use o salto correto
O salto exagerado, acima de 7 cm ou muito baixo, tipo sandália rasteirinha, faz com que a pessoa se locomova sem contrair o músculo da panturrilha (batata da perna). "Este músculo funciona como uma bomba que ajuda o sangue a retornar ao coração. Se ele não contrai, a circulação local piora e surgem as dores, a sensação de peso e os inchaços". O ideal são os saltos médios de 3 a 4 cm. E quando usar salto alto, evitar ficar longos períodos com o calçado.
Beba água
Se você imagina que a ingestão de água favorece a retenção de líquido, está enganado: a água estimula o funcionamento dos rins - aumentando a produção de urina, melhora a circulação e ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Ingerir bebidas diuréticas, como chá de hortelã, também é uma boa opção.

Alimentos que ajudam a acabar com o inchaço são:
- Pepino, abobrinha, chuchu, alface, abacaxi, pêra, morango e melancia – pois possui 90% de água
- Laranja, tomate, banana e manga – ajudam a desinchar, pois são ricos em potássio
- Melão, salsão, aspargo, agrião, rúcula e almeirão – são diuréticos naturais
- Chás diuréticos – chá verde, de carqueja ou cavalinha
- Fibras como aveia, granola, ameixa seca e uva - previnem a prisão de ventre
- Folhas verde-escuras – ativam a circulação
- Ervas aromática e especiarias em geral
- Alho – diminui a pressão arterial e combate o inchaço
- Salsa – é rica em vitaminas e minerais, ajuda a digerir os alimentos mais pesados e atua como diurético.

Alimentos que devem ser evitados são:
- Reponho, couve, couve-flor e batata-doce – fermentam e provocam gases
- Refrigerantes em geral– são bebidas ricas em sódio
- Embutidos (salame, mortadela) e carnes como bacalhau e carne seca – Tem muito sal
- Enlatados em geral: palmito, atum, sardinha, milho, ervilhas, etc…
- Café, chá mate, guaraná, achocolatado e outros alimentos que contem cafeína
- Fritos e lanches servidos em fast-food
- Condimentos prontos, como ketchup e a mostarda
- Doces – abusar do açúcar acelera a produção de toxinas.

dicas pelo Twitter

@angelicaabf