Pages

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

MITO OU VERDADE SOBRE ALIMENTAÇÃO Parte 2


Suco de fruta natural não engorda.

Mito>>
Muitas vezes o suco de fruta tem as mesmas calorias que a quantidade equivalente de refrigerante. A grande diferença é que o suco de frutas natural é uma excelente fonte de vitaminas e minerais.

Alimentos diet não engordam.

Mito>>
Comparado a um alimento tradicional, muitas vezes o diet apresenta as mesmas calorias. A grande diferença é que o diet é isento de algum nutriente. Por exemplo, o alimento pode não conter sódio e por isso ser indicado para indivíduos que não podem consumir esta substância.

Ter uma alimentação rica em fibras auxilia no emagrecimento?

Verdade
» Muitas pesquisas mostram que uma alimentação rica em fibras pode prevenir ou auxiliar em tratamentos para perda de peso. Alimentos ricos em fibras estimulam a mastigação, que exerce um efeito direto sobre o hipotálamo produzindo sensação de saciedade. Além disso, as fibras retardam o esvaziamento gástrico, o que aumenta a sensação de saciedade e diminui a ingestão de outros alimentos. As fibras também auxiliam no funcionamento intestinal e podem interferir na absorção de nutrientes, especialmente gorduras e açúcares.

A alimentação pode aumentar a oleosidade da pele?

Verdade>>Não existe nada comprovado, mas alguns estudos mostram que alimentos com alto índice glicêmico podem elevar a oleosidade da pele e causar acne.

Margarina é mais saudável que manteiga?

Depende. Se a margarina não contiver gordura trans em sua composição ela se torna mais benéfica do que a manteiga. Caso contrario, é melhor optar pela manteiga. Portanto, deve-se observar o rótulo.

Cerveja aumenta a barriga?

Mito>>Geralmente, a barriga está acompanhada com o aumento de peso, causado pela ingestão de calorias superiores às necessidades diárias individuais de cada organismo. Não é a cerveja que vai determinar se a pessoa terá barriga ou não, e sim todo o conjunto da alimentação.


 
@FernandaTirone
Telefone para agendamento de consultas:
(21) 2494-9144