Pages

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Sua pele é o que você come.


Como a Nutrição pode refletir na sua beleza?


Sabemos que a alimentação interfere diretamente em nossa saúde, já que fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, permite uma boa resposta imunológica frente às doenças, permite disposição e concentração no trabalho. Da mesma forma reflete-se em nossa beleza. “Somos um retrato do que comemos”.

Uma alimentação balanceada e saudável, aliada a tratamentos estéticos podem amenizar muitos problemas que incomodam homens e mulheres. Abaixo, serão explicados rapidamente as principais desordens estéticas e indicar os alimentos mais propícios para cada caso.

ACNE:
É uma desordem das glândulas sebáceas da pele que resultam em poros tampados e erupções de lesões, geralmente associada à puberdade e ao desequilíbrio hormonal.

Agravante: Álcool, cigarro, sol em excesso, stress, problemas hormonais, deve-se evitar o uso de cremes gordurosos, dando preferência aos géis e cremes ou loção “oil free”.
Alimentação: Dieta saudável que privilegie frutas e vegetais crus, legumes, dieta hipogordurosa, rica em vitaminas C e A, leite e derivados magros.
Prevenção: Evitar contato freqüente com as áreas predispostas, evitar maquiagens pesadas, remover a maquiagem antes de dormir, lavar o rosto ou tomar banho após exercícios vigorosos...
Alguns Tratamentos Estéticos: Limpeza de pele e peeling que evitam a formação de cicatrizes ocasionada pela acne. (O tratamento depende de cada caso).


ESTRIAS:
Rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade).

Agravante: Sedentarismo, engordar e emagrecer repentinamente, roupa muito apertada, falta de hidratação da pele.
Alimentação: Dieta rica em antioxidantes naturais como (castanhas, frutas, vegetais, linhaça, dentre outros), colágeno e vitamina C.
Prevenção: Hidratação e nutrição da pele para garantir sua elasticidade e impedir a ruptura de suas camadas internas, prática de exercício físico, dentre outros.
Alguns Tratamentos Estéticos: O tratamento com ácidos é um dos mais comuns para a eliminação das estrias (Peeling, microdermoabrasão), que estimulam a formação de colágeno, melhorando o aspecto das estrias.

CELULITE:
Inflamação na pele devido à alteração circulação sanguínea e linfática com conseqüente mudança na estrutura do tecido adiposo (gordura).

Agravante: Sedentarismo, alterações hormonais, cigarro, álcool, estresse, genética, alimentação pobre em vitaminas, minerais, fibras e água.
Alimentação: Dieta rica em Vitaminas A, E, C e B12 e ácido fólico, glutamina e fibras.
Prevenção: Prática de exercício físico, evitar álcool, não fumar...
Alguns Tratamentos Estéticos: Drenagem linfática manual que ativa a circulação linfática para eliminação de líquidos e toxinas.

ENVELHECIMENTO:
É um processo natural e irreversível. Alguns fatores fazem com que esse processo aconteça mais rapidamente. É o que chamamos de envelhecimento precoce.

Agravante: Radiação UV, fumo, estresse, alterações hormonais, radicais livres, poluição, genética e a alimentação inadequada.
Alimentação: Dieta rica em antioxidantes (vitaminas C e E) que atuam contra os radicais livres e contribuem para eliminação de toxinas.
Prevenção: Usar sempre filtro solar, mesmo nos dias nublados, não fumar...
Alguns Tratamentos Estéticos: O peeling é capaz de remover parte da pele promovendo uma regeneração, ocasionando a formação de uma nova camada de colágeno.

"Beber muito líquido é uma medida essencial para manter a pele hidratada... Isso porque a hidratação se dá de dentro para fora."

Lembrando:
Quando falamos em tratamento estético, devemos ter em mente que a alimentação deve ser antiinflamatória e antioxidante, pois no organismo são convertidos em substâncias semelhantes aos hormônios, que reduzem inflamações.
Exemplos: ácidos graxos, ômega-3, encontrados no azeite de oliva extra virgem e peixes de águas frias, como o salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha e truta, frutas, hortaliças castanhas e integrais também são muito benéficos.

Estas são algumas orientações para manter-se, saudável, bonita e super bem!!

Angélica Fagundes @Angelicaabf