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sexta-feira, 1 de abril de 2011

BARRAS DE PROTEÍNA: O que é Barra de Proteína?




O que é Barra de Proteína?
As barras de proteína são suplementos alimentares úteis para complementar a alimentação diária, principalmente dos indivíduos que não disponibilizam de todos os nutrientes necessários para um bom funcionamento do seu organismo nas refeições do dia-a-dia.
                Elas oferecem uma maneira conveniente de aumentar a sua ingestão diária de proteína e desfrutar dos benefícios da redução da fome, perda de gordura, e uma melhor saúde que vêm com uma dieta rica em proteínas.

Qual a função da Barra de Proteína?
As barras de proteína são boas opções para as refeições intermediárias, pois podem substituir lanches entre as principais refeições, e também podem complementar uma refeição deficiente em alguns nutrientes, como no caso de refeições carentes em proteína.
A maioria de nós sabe que a qualidade nutricional e de suplementação é a chave para alcançar o sucesso atlético e físico. É importante comer de 5 a 7 pequenas refeições diárias para aumentar a absorção de nutrientes, aumentar a taxa metabólica, e ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. As barras de proteína, como substitutos de alguma das refeições permitem que você obtenha proteínas de uma maneira conveniente e, geralmente, saborosas. Elas ajudam a melhorar a nutrição geral do seu organismo e fornecer nutrientes essenciais que seu corpo precisa para melhorar a saúde e desempenho físico.
O maior benefício da proteína está no fato de ser uma fonte de proteína de fácil e rápido acesso.

Composição das barras de proteína
As barras de proteínas geralmente contêm proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais, e outros ingredientes funcionais.
As melhores barras de proteínas contêm uma mistura de proteínas do soro de leite e proteínas da soja. A razão de estas barras serem melhores do que aquelas que contêm apenas um tipo de proteína é que diferentes tipos de proteína têm benefícios diferentes. Proteína do leite ajuda a reduzir o apetite, reduzir a pressão arterial e melhorar a regulação da glicose. Proteínas do leite auxiliam na redução da gordura corporal e aumentam a massa muscular magra. Já a proteína da soja é conhecida por diminuir o colesterol ruim e triglicérides, reduzindo o risco de doença cardíaca.
Barras de proteínas contêm carboidratos também. Normalmente, a principal fonte é glycrerol (glicerina), que é um álcool trihydric. Glicerol forma a espinha dorsal de triglicerídeos no organismo. É utilizado nas barras para ajudar a mantê-las macias e úmidas. Ele também ajuda a adoçar as barras. Xarope de milho de alta frutose (dextrose), xarope de arroz, maltitol, mel (açúcar invertido), açúcar do turbinado, sacarose (que é a glicose + frutose) arroz, batata e frutose são utilizadas como fontes de carboidratos nas barras. A frutose é o açúcar das frutas e é adicionado às barras, não só para proporcionar uma fonte de hidratos de carbono, mas também para adoçar o produto, pois tem um sabor muito doce. 
As barras de proteínas também contêm gordura. As gorduras habituais nessas barras são óleos parcialmente hidrogenados, fracionada de óleos vegetais, azeite de dendê e manteiga de amendoim. Poucas são as barras que adicionam ácidos graxos essenciais (EFA's), mas é muito difícil preservar a qualidade, devido à sua sensibilidade à luz, calor e oxigênio. A maior parte da gordura (especialmente a gordura saturada) é encontrada no revestimento das barras. 
As barras de proteínas contêm uma mistura de vitaminas e minerais para apoiar a saúde em geral e muitos processos químicos do organismo. Vitaminas e minerais são geralmente os itens acessórios nas barras e muitos minerais nas fórmulas realmente ajudam na absorção como o cálcio e o magnésio. O cromo é adicionado a algumas barras (geralmente na melhor forma picolinato) para suportar níveis de açúcar no sangue e ajudar na perda de gordura.
Lembre-se que os benefícios de uma barra de proteína de qualidade será mais benéfico quando combinado com um estilo de vida saudável. Barras de proteína não se destinam a substituir uma dieta equilibrada e exercício físico, mas deve ser incorporada com hábitos saudáveis para que você possa colher os benefícios de um estilo de vida saudável.
Procure um Profissional da área para saber qual é a sua necessidade ideal para consumir proteínas, cada indivíduo tem sua necessidade de proteína de acordo com; peso, idade, altura, patologias...

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