Pages

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ALBUMINA: conheça a proteína dos "puxadores de ferro"


Diagrama de um ovo - Legenda:
1 - Conquilha ou casca
2 - Membrana externa
3 - Membrana interna
4 - Calaza
5 - Albumina exterior
6 - Albumina média ou clara
7 - Membrana vitelina
8 - Núcleo
9 - Germen
10 - Gema amarela
11 - Gema branca
12 - Albumina interior
13 - Calaza
14 - Câmara de Ar
15 - Conquilha ou casca

 O que é albumina?
A albumina é classificada, quimicamente, como holoprotéico. Holoprotéico, por sua vez, nada mais é que uma proteína formada unicamente pela condensação de aminoácidos. Em outras palavras, vários aminoácidos ligados uns aos outros formam a proteína chamada albumina. A albumina constitui a quase totalidade da clara do ovo, está presente no leite (lactobumina) e no plasma sangüíneo (seroalbumina). Por ser uma proteína abundante na natureza, com excelentes qualidades nutricionais, a albumina da clara de ovo é usada como referência dietética para outros tipos de proteína usadas na alimentação. Isto significa que para se saber se uma determinada proteína possui as qualidades ideais de aminoácidos, toma-se por base comparativa as quantidades dos aminoácidos constituintes de albumina de clara do ovo.
  
Tipos de Albuminas:
  • Seroalbumina: é a proteína do soro sanguíneo.
  • Ovoalbumina: é a albumina da clara do ovo. Ex: Albumina Naturovos
A Ovoalbumina, proteína majoritária do ovo, possui propriedades antigênicas resistentes à desnaturação térmica, é termo-estável.
  • Lactoalbumina: é a albumina do leite.

Como é processada a albumina em pó?
As claras dos ovos são pasteurizadas por processo de alta temperatura e desidratadas por meio de evaporadores. No processo de pasteurização, a ativina-responsável pela degradação da biotina (vitamina do complexo B) no trato intestinal - é desnaturada e inativa. As várias bactérias, mofos, leveduras e bacilos patogênicos que porventura existem na clara do ovo são eliminados. Este produto pode ser usado com total segurança no seu estado natural.

 De fácil digestão, as claras de ovos são o alimento da moda para os adoradores da malhação, ávidos por esculpir músculos.
Ovos são valiosas fontes de proteínas. Mais de 50% da vitamina B2 do ovo estão na clara. De fácil digestão, as claras se transformaram em alimento da moda para os adoradores da malhação, ávidos por desenvolver músculos. A escolha da clara não é por acaso. Nela, estão todos os aminoácidos essenciais e não-essenciais, além das vitaminas no complexo B e 12 minerais, como zinco e manganês.
Além de ser uma fonte barata de proteínas, a clara tem uma boa biodisponibilidade, ou seja, o organismo consegue absorver com facilidade seus nutrientes. “E é um fator para a formação de fibras musculares, elásticas e colágenas. Sintetizadas a partir de seus aminoácidos essenciais”, diz o endocrinologista Tércio Rocha. 
Aliás, como explica o médico, quando as moléculas de proteínas são quebradas até se tornarem micromoléculas, ou aminoácidos, é que elas se tornam pequenas e permeáveis o suficiente para serem absorvidas pela primeira porção do intestino. Dali, estes aminoácidos seguem seu caminho até o fígado, onde são carregados e levados até os fibroblastos. Ali, eles entram na produção das fibras colágenas, elásticas e musculares que compõem a derme e a hipoderme. 
Mas antes que sedentários e atletas de fim de semana passem a incorporar claras à dieta,  a hipertrofia muscular pressupõe atividade física. Sim, é preciso malhar, fazer esforço, suar a camisa. Sem isso, pode haver até um leve enrijecimento, mas nada que se pareça com o que os malhadores sonham. Tentar ganhar massa muscular apenas pela alimentação, sem exercícios físicos, é um projeto de longuíssimo prazo. “Sim, as proteínas são alimentos construtores e servem para a renovação dos tecidos do organismo. Mas sem exercício o feitiço pode virar contra o feiticeiro. E o incauto pode engordar. “Não se trata de consumir claras indiscriminadamente. É preciso calcular a quantidade adequada a cada pessoa, “O resto, como tudo o que não é aproveitado, se transforma em gordura”. 

A albumina é importante :
  • Formação de enzimas que regulam a produção de energia.
  • Ganho de massa muscular magra.
  • Evitar altos níveis de gordura no corpo

Não se esqueça você não precisa necessariamente tomar o suplemento. Uma dica é Preparar a clara cozida ou em forma de omelete.