Pages

segunda-feira, 11 de abril de 2011

MITOS E VERDADES SOBRE A SUPLEMENTAÇÃO COM POLIVITAMÍNICOS

Os suplementos vitamínicos e minerais são indicados para complementar a alimentação, nunca substituí-los, contribuindo para a ingestão adequada de nutrientes e garantir a saúde do organismo.
Leia abaixo tudo o que você precisa saber sobre os suplementos vitamínicos e minerais:

O que são suplementos vitamínicos?
Os suplementos são encontrados em diversas formas, como cápsulas, comprimidos, pós ou líquidos. São indicados a indivíduos que por algum motivo não conseguem ingerir a quantidade ideal de nutrientes por meio da dieta diária. Especialistas recomendam de cinco a nove porções entre frutas, legumes e verduras. Dessa forma, torna-se viável completar a alimentação com tais suplementos.

Há necessidade de acompanhamento médico ou de um nutricionista para consumir um polivitamínico?
Não há necessidade de prescrição médica, mas é aconselhável uma avaliação nutricional completa ou uma conversa com um médico, antes de usar qualquer suplemento. Além disso, os polivitamínicos que não precisam de receita no Brasil trazem recomendações de doses diárias dentro das faixas de segurança estabelecidas para vitaminas e minerais.

Se eu tomar suplementos de vitaminas e minerais, corro o risco de ficar intoxicado?
Não há perigo algum desde que se respeite a dose diária indicada na embalagem. Os polivitamínicos vendidos sem receita são formulados para complementar a alimentação e suprir o organismo de nutrientes essenciais. Se consumido a cima da dose diária, alguma vitaminas em excesso podem ser tóxicas.

Devo tomar o polivitamínico logo ao acordar, ainda em jejum?
Não é proibido, mas o ideal é sempre tomar o suplemento durante uma das refeições para melhorar a absorção das vitaminas lipossolúveis.

Os suplementos combatem a fraqueza e a falta de energia?
Sim, sobretudo se a indisposição for causada pela carência de vitaminas e minerais, provocada, por exemplo, por dietas restritivas e inadequadas.

A suplementação de vitaminas aumenta a capacidade física?
Depende. Em pessoas com fadiga causada por carência nutricional, a suplementação restaura o equilíbrio e melhora o vigor físico.

Existe diferença entre vitaminas naturais e sintéticas?
Não, as vitaminas sintéticas dos polivitamínicos têm estrutura química idêntica à das vitaminas dos alimentos.

A suplementação de vitaminas e minerais é indicada apenas para esportistas?
Não. Os polivitamínicos são uma boa opção para qualquer pessoa que se preocupe em alcançar os níveis de vitaminas e minerais necessários ao bom funcionamento do corpo.

Tomar polivitamínicos engorda?
Não. As vitaminas e os minerais não têm calorias nem abrem o apetite. Ou seja, não engordam.

Há algum risco em consumir vários tipos de suplementos vitamínicos?
Sim. Não se recomenda associar mais de um suplemento, pois poderá haver um consumo excessivo de algumas vitaminas ou de alguns minerais, ultrapassando os limites máximos de segurança.
Algumas vitaminas consumidas juntas, competem na absorção, podendo ficar prejudicadas.
Para saber sua necessidade e recomendação diária de acordo com idade e sexo, procure um profissional médico ou nutricionista. Assim você nao corre o riscos, é beneficiado. Talvez você está achando que tem a necessidade de tal vitamina mas na verdade só precisa de uma adequação na dieta.

Antes de auto medicar, prefira uma alimentação saudável e adequada para nao precisar de suplementação.

Nutricionista
Fernanda Tirone
Nutricionista Esportiva
Qualidade Alimentar 

Fique por dentro das dicas pelo twitter
@FernandaTirone

Deixe o seu email caso queira entrar em contato.