Pages

sábado, 25 de dezembro de 2010

Fome Oculta


Sim existe, se está pensando que é a falta de apetite. Está enganado, confira aqui o que realmente se trata, e fique de olho porque o problema é sério.
Atualmente é identificada como o principal problema nutricional mais prevalente do mundo. A fome Oculta é uma carência não Explícita, ou seja, que não é aparente de um ou mais micronutrientes no organismo. Os estoques desses micronutrientes vão sendo diminuídos silenciosamente, sem apresentar sinais nem sintomas, os quais, só ficam evidentes, quando o estágio mais grave da deficiência está instalado.
Constitui-se no estágio anterior ao surgimento de sinais e sintomas clínicos de carência detectáveis e não está necessariamente associado a patologias claramente definidas. Esta carência pode ocorrer devido à deficiência de um micronutriente específico, porém, freqüentemente ocorre combinada com outras deficiências de vitaminas e minerais.
A fome oculta pode comprometer o sistema metabólico, imunológico, desenvolvimento físico e mental do indivíduo.
Ocorre quando, por razões econômicas, geográficas, e/ou educacionais, o indivíduo têm acesso a uma dieta básica pouco diversificada e, normalmente, deficiente em vários micronutrientes. Então não vai achando que é só um problema com pessoas que não tem acesso “integral” aos alimentos. Ela pode acometer pessoas de comunidades carentes como, pessoas que tem uma condição financeira muito boa e tem acesso a qualquer alimento. Pode ser também por causa do aumento das necessidades energéticas, por causas químicas (alimentos com agrotóxicos), esporte, poluição, estresse, crescimento, tabagismo.
Se você sente um esgotamento, aquela fome desesperada, dor muscular, unhas fracas... Fique de olho e procure se alimentar de modo correto, pensando não só na estética, mas também na saúde. Às vezes você acha que está alimentando corretamente e não está, e isso pode te causar sérios problemas como, problemas de visão, pele, imunidade, anemia, obesidade, osteoporose, câncer de intestino dentre outras.
Na dúvida, procure uma Nutricionista ou um profissional especializado.