Pages

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Suplementos vendidos com presença de anabolizantes


A análise de amostras de produtos muito utilizados para hipertrofiar os resultados da musculação constatou a presença de anabolizantes na fórmula de 25% deles. E agora? Vamos entender direito essa história



O alerta partiu do renomado Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Lá, depois de receber inúmeras denúncias, uma equipe de pesquisadoras resolveu tirar a limpo a suspeita sobre suplementos vendidos a quem treina musculação. Foram analisados 111 produtos apreendidos em academias de ginástica paulistas pelo serviço de vigilância sanitária local. Ninguém divulgou as marcas, mas sabe-se que seis eram nacionais, dez eram fabricadas no exterior e 95 nem sequer apresentavam no rótulo o país de procedência.

O resultado da investigação foi bombástico: “Cerca de 25% dos suplementos tinham esteroides, substâncias derivadas do hormônio masculino e usadas para aumentar a massa muscular”, conta a farmacêutica Blanca Elena Ortega Markman, uma das pesquisadoras do Adolfo Lutz.

A desconfiança de que os suplementos alimentares podem conter substâncias prejudiciais não declaradas na embalagem vem de longa data. Outra pesquisa, esta realizada pelo Comitê Olímpico Internacional, o COI, em 2001, com marcas provenientes de 215 fabricantes de 31 países, revelou que, das 634 fórmulas avaliadas, 94 continham substâncias que não apareciam no rótulo e que dariam um resultado positivo no teste de dopping. “Nos últimos anos, muitas publicações internacionais vêm alertando sobre a presença de drogas de uso controlado, como estimulantes e anabolizantes, em produtos comercializados como simples suplementos nutricionais”, conta Blanca.

Como era de esperar, os resultados recentes obtidos no Adolfo Lutz levaram a polêmica, aquecida há tempos, a ponto de fervura. O nutrólogo Euclésio Bragança, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), saiu em defesa dos produtos nacionais. “As amostras contaminadas devem estar entre aquelas de procedência indefinida”, brada. “Os produtos vendidos em estabelecimentos sérios no Brasil têm registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária e, por isso, passam por uma rígida avaliação”, garante Bragança. De fato, sem saber o nome das marcas, fica difícil ao consumidor separar o joio do trigo — ou melhor, suplemento de anabolizante.

Usar única e exclusivamente produtos com o aval da Anvisa é, sem a menor sombra de dúvida, a maneira segura de se esquivar da armadilha dos anabolizantes. E, claro, isso não significa que só porque os suplementos alimentares têm a aprovação dessa agência dá para tomá-los por conta própria. “É fundamental que sempre haja a indicação de um especialista, seja em medicina do esporte, em nutrologia, seja em nutrição”, afirma o cardiologista José Kawazoe Lazzoli, presidente eleito da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Até porque aqueles produtos sem anabolizantes também apresentam seus senões.

“Quem faz uso de suplementos à base de aminoácidos e proteínas precisa estar com os rins e o fígado trabalhando em perfeitas condições ou terá problemas nesses órgãos”, exemplifica Lazzoli. Pelo mesmo motivo, o acompanhamento é indispensável: até mesmo rins normais às vezes reagem mal se são obrigados a filtrar um excesso de moléculas proteicas. “Já os diabéticos precisam ser bem orientados em relação aos carboidratos”, complementa. A médica do esporte Renata Castro, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, complementa: “Há também o risco da hipervitaminose”. Em outras palavras, certas vitaminas além da conta causam intoxicações.

Malhação turbinada
Esqueça as propagandas enganosas. Ninguém vai ficar magro ou com músculos de mister Universo por causa de qualquer suplemento alimentar — sem os perigosos anabolizantes, bem entendido. Mas, bem indicados, ao fornecer determinados nutrientes, eles podem, sim, melhorar o desempenho de quem pratica atividade física. “Os produtos ricos em proteínas auxiliam no desenvolvimento muscular”, diz a nutricionista Mariana Del Bosco, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. “Já a reposição de carboidratos é fundamental antes e durante exercícios de longa duração”, acrescenta Lazzoli. É claro: nenhum suplemento substitui a boa alimentação. Aliás, alguns especialistas defendem a tese de que, quando o menu é equilibrado, esses produtos são totalmente desnecessários — pesando apenas no bolso e arriscando o bom funcionamento dos rins, por exemplo, à toa. “Eles só são recomendados quando há de fato uma deficiência na dieta diagnosticada por um especialista”, frisa Renata Castro, que também é da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

Entre em contato, deixe o seu recado aqui

Fernanda Tirone 
Nutricionista
Dicas tembém pelo Twitter 
@FernandaTirone
Fonte:  http://saude.abril.com.br/edicoes/0309/corpo/conteudo_448598.shtml