Pages

segunda-feira, 7 de março de 2011

Ressaca: Mitos e verdades! Saiba como evitá-la e como curá-la

O Mais Você desta segunda-feira de carnaval, 7 de março, abordou um tema para os foliões que já perderam a festa porque exageraram na dose e para aqueles que não desejam estragar o seu carnaval por causa da RESSACA.
Para falar sobre o assunto, Ana Maria contou com a ajuda do doutor Guilherme Furtado, que explicou que os sintomas da ressaca têm várias causas. “O álcool tem efeito desidratante causado pela elevação da produção de urina (efeito diurético), o qual causa dor de cabeça, boca seca e letargia”.
O médico contou ainda que o efeito do álcool no revestimento estomacal pode contribuir para a náusea. Os produtos do metabolismo do álcool podem diminuir a glicogênese no fígado, causando hipoglicemia. Uma vez que a glicose é a fonte de energia para o cérebro, sua falta pode contribuir para sintomas da ressaca como fadiga, fraqueza, distúrbios de humor e perda de concentração e atenção.
Outro fator que contribui para a ressaca são os produtos decorrentes da quebra do álcool pelas enzimas do fígado. O acetaldeído, decorrente do metabolismo do álcool tem toxidade, contribuindo para a ressaca. Uma vez que a vitamina B12 é usada no metabolismo do álcool, seu consumo exagerado pode acarretar na deficiência desta. Como relação ao sistema nervoso central, a remoção dos efeitos depressores que o álcool tem sobre ele podem contribuir para a sensibilidade à luz ou ao barulho.

MITOS E VERDADE SOBRE A RESSACA:
BEBER MAIS COMBATE A RESSACA - MENTIRA
 Há quem recorre ao drink Blood Mary, feito com vodka e suco de tomate. Dr. Guilherme Furtado explica que o suco de tomate é sim, ótimo para a ressaca, pois contem magnésio e potássio. Ao contrário da crença popular, a vodka apenas adia o inevitável.
 TORRADA QUEIMADA – MENTIRA
Diziam que a torrada queimada funcionaria no organismo como um filtro no organismo. Acham que o carvão do pão vai ser um carvão ativado e que vai absorver o álcool. É mentira!
 CAFÉ PRETO- MENTIRA
 O café contém uma quantidade elevada de cafeína, que é um estimulante e, portanto, ajuda a acabar com a fadiga. Porém, geralmente, não é bom para a ressaca.
 GORDURA FILTRA O ÁLCOOL – VERDADE
Comer alimentos fritos ou gordurosos antes de beber pode ajudar. Qualquer coisa que você coma antes de exagerar na bebida ajuda a prevenir uma ressaca. Os alimentos gordurosos grudam no estômago, fazendo uma cobertura mais duradoura e, portanto, diminuindo a absorção do álcool.
 OVOS – VERDADE
Comer ovos na manhã seguinte dá energia como qualquer outro alimento e podem ser uma ajuda em potencial para limpar as toxinas que sobram.
BANANAS – VERDADE
O potássio ajuda no combate a ressaca. Outros alimentos ricos em potássio como o kiwi ou bebidas isotônicas também funcionam.
ÁGUA – VERDADE
Consumir bastante líquido depois de uma noite de bebedeira combate a desidratação e ajuda a diluir as toxinas que sobram no estômago. Acrescentar sal e açúcar à água vai ajudar. Como método preventivo, beber um copo de água para cada drink.
SUCO DE FRUTA – VERDADE
A frutose, ou açúcar de frutas, contida nos sucos ajuda a aumentar a energia do organismo. Suplementos vitamínicos com alto teor de vitaminas C e também são eficazes.

Veja o vídeo da matéria

http://maisvoce.globo.com/platb/sosmaisvoce/2011/03/07/ressaca-mitos-e-verdades-saiba-como-evita-la-e-como-cura-la/