Pages

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Você tem pele oleosa? Saiba como cuidar.



A herança genética é o principal motivo para que sua pele seja oleosa. Porém, outros fatores também contribuem: alterações hormonais, excesso de sol, variações climáticas, stress e alimentação inadequada podem influenciar no aumento da atividade das glândulas sebáceas.
Veja o que você pode fazer no dia a dia.

Limpeza: Procure não lavar o rosto mais que duas vezes ao dia, e sempre com água fria, para não estimular a produção de sebo. É importante usar sempre sabonetes neutros ou formulados especialmente para sua pele.

Tonificação: Usar produtos adstringentes sem álcool na fórmula, fecha os poros, equilibra o pH, acalma e refresca a pele.

Hidratação: Procure usar produtos em gel, fluido, loção sem óleo em sua formulação. Produtos com ácidos na formulação podem ser indicados por um profissional para ajudar a controlar a oleosidade.

Proteção: Você nunca deve dispensá-la, mas precisa usar protetores específicos para o rosto com pele oleosa, com FPS 30 no mínimo. Em geral, esses produtos vêm em forma de gel, gel-creme ou fluido (escolha aquele cuja consistência agrada mais). As fórmulas são pensadas não só para formar uma barreira contra os raios ultravioletas, mas também para tratar a oleosidade da pele, evitando que o problema aumente. O sol, aparentemente, pode até melhorar a oleosidade da pele, mas não tem nenhum efeito redutor como muitos pensam.

Franja no rosto: A oleosidade dos cabelos e do couro cabeludo acaba prendendo-se à testa e ao rosto. Além disso, o cabelo abafa a pele, que acaba com dificuldade de respirar. Evite cortes que deixam o cabelo em contato com o rosto.

Maquiagem: Se possível, busque produtos que são desenvolvidos para pele oleosa, ou seja, que não incentivam produção de sebo. Também peça por opções com o chamado efeito mate, que dão aspecto mais seco.

O mito do chocolate: Enquanto muitos estudos dizem que o consumo de chocolate não tem nada a ver com o aumento da oleosidade, outros apontam a quantidade de gordura presente na composição como um fator desencadeante para o problema. Na prática é recomendado que você preste atenção no próprio metabolismo e observe se o consumo causa alguma mudança na sua pele.

Uma pessoa de pele oleosa envelhecerá menos do que uma pessoa de pele muito clara e seca, se ambas tiverem uma foto exposição semelhante. É importante observar que o sol em excesso, mais do que o ressecamento da pele que determinará o grau de seu envelhecimento.


@angelicaabf


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

MITO OU VERDADE SOBRE ALIMENTAÇÃO Parte 2


Suco de fruta natural não engorda.

Mito>>
Muitas vezes o suco de fruta tem as mesmas calorias que a quantidade equivalente de refrigerante. A grande diferença é que o suco de frutas natural é uma excelente fonte de vitaminas e minerais.

Alimentos diet não engordam.

Mito>>
Comparado a um alimento tradicional, muitas vezes o diet apresenta as mesmas calorias. A grande diferença é que o diet é isento de algum nutriente. Por exemplo, o alimento pode não conter sódio e por isso ser indicado para indivíduos que não podem consumir esta substância.

Ter uma alimentação rica em fibras auxilia no emagrecimento?

Verdade
» Muitas pesquisas mostram que uma alimentação rica em fibras pode prevenir ou auxiliar em tratamentos para perda de peso. Alimentos ricos em fibras estimulam a mastigação, que exerce um efeito direto sobre o hipotálamo produzindo sensação de saciedade. Além disso, as fibras retardam o esvaziamento gástrico, o que aumenta a sensação de saciedade e diminui a ingestão de outros alimentos. As fibras também auxiliam no funcionamento intestinal e podem interferir na absorção de nutrientes, especialmente gorduras e açúcares.

A alimentação pode aumentar a oleosidade da pele?

Verdade>>Não existe nada comprovado, mas alguns estudos mostram que alimentos com alto índice glicêmico podem elevar a oleosidade da pele e causar acne.

Margarina é mais saudável que manteiga?

Depende. Se a margarina não contiver gordura trans em sua composição ela se torna mais benéfica do que a manteiga. Caso contrario, é melhor optar pela manteiga. Portanto, deve-se observar o rótulo.

Cerveja aumenta a barriga?

Mito>>Geralmente, a barriga está acompanhada com o aumento de peso, causado pela ingestão de calorias superiores às necessidades diárias individuais de cada organismo. Não é a cerveja que vai determinar se a pessoa terá barriga ou não, e sim todo o conjunto da alimentação.


 
@FernandaTirone
Telefone para agendamento de consultas:
(21) 2494-9144