Pages

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Descubra alguns mitos e verdades sobre a beleza...

O sol melhora a acne?
Refrigerante dá celulite?
Banho quente estraga o cabelo?


Truques e armadilhas da beleza ... Veja algumas soluções que são válidas de verdade para ficar mais bonita e aquelas que são puro mito.



Arrancar 1 fio de cabelo branco faz nascer 2º no lugar?
Mito.
Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios vão ficar brancos também. A crença vem daí, a pessoa arranca o primeiro fio branco e quando se dá conta já surgiram outros que iriam aparecer de qualquer forma, não porque aquele primeiro foi arrancado.



Cosméticos em excesso podem causar espinhas?
Verdade.Para manter uma pele saudável é fundamental mantê-la limpa e hidratada. Cosméticos muito gordurosos ou do tipo “pancake” podem piorar o aspecto da acne, principalmente em peles do tipo oleosa. Produtos com rótulos “oil free” ou “não comedogênicos“ são os mais indicados neste caso.



Colocar rodelas de pepino nos olhos acaba com as olheiras?

Verdade. O pepino tem propriedades tonificantes, que ajudam a clarear manchas escuras, causadas pelo cansaço (Em caso de olheiras genéticas, o caso é com tratamento a laser ou um cremes indicados pelo seu especialista), e também refresca a pele. Se as rodelas estiverem geladas, melhor ainda!
Cuidado se o vegetal for exposto ao sol, poderá manchar a sua pele.
É importante lembrar que o efeito do pepino na região dos olhos é um efeito passageiro, dura apenas algumas horinhas.


Aplicar óleo na pele evita estrias?
Verdade
. Os cremes que contém óleo de rosa mosqueta, óleo de semente de uva e óleo de amêndoas ajudam na prevenção de estrias, pois conferem uma maior elasticidade à pele. No entanto, eles não impedem completamente o aparecimento delas, uma vez que outros fatores podem estar envolvidos, como predisposição genética, aumento excessivo de peso etc.



O sol causa flacidez?

Verdade. 90% dos casos de envelhecimento da pele são causados pelo sol. “Os primeiros problemas da falta do uso de protetor solar são as queimaduras, a vermelhidão, bolhas, sardas, manchas, rugas e até a flacidez da pele”.

Os cremes para gordura localizada realmente funcionam?
Verdade.
Eles não resolvem sozinhos, mas potencializam o efeito de outros tratamentos. Contendo substâncias como o adipol, celulinol, cafeisilane C, vitamina k1e géis redutores, estimulam a microcirculação, reduzem o edema e o inchaço. Devem estar associados a massagens, como a drenagem linfática, ativando a circulação e eliminando toxinas. Não adianta passar esporadicamente. É preciso persistência. Seu corpo irá agradecer com um tônus mais liso e macio.



É normal ficar vermelho antes de ficar bronzeada?
Mito.
As pessoas muito claras costumam ficar vermelhas, e esperançosas de que nos próximos dias vão ganhar um bronzeado. Mas não é verdade. A vermelhidão é sinal de que a pele não está sendo bem protegida. “Esse tipo de pele não tem tendência a ficar bronzeada, por causa da baixa presença de melanina. A vermelhidão denuncia insolação e queimaduras”.




Auto-bronzeador substitui o protetor?
Mito. A função desses produtos é, como seu nome diz, dar à pele um aspecto bronzeado sem a necessidade de se expor ao sol. “Os auto-bronzeadores não protegem a pele da radiação solar”.




Alguns alimentos colaboram com bronzeado?
Verdade. Alimentos ricos em betacaroteno, como a cenoura, o mamão e a abóbora, auxiliam para um bronzeado mais bonito e fazem bem para a pele. Além deles, as frutas e verduras, por conterem muitas vitaminas, e a castanha-do-pará também são boas aliadas.




O protetor deve ser escolhido de acordo com a pele?
Verdade. A pele morena e clara não deve usar o mesmo tipo de protetor. Cada uma tem uma característica, por isso pedem fórmulas diferentes. Assim como as secas e oleosas, que exigem filtros diferentes.






Banho quente estraga o cabelo?
Verdade. Principalmente no verão, aproveite para tomar banhos mais frios. “A água a partir de 36ºC – quando você sente queimando o couro cabeludo ou a pele fica vermelha – estimula a produção das glândulas sebáceas, o que pode colaborar para a queda de cabelo, além de deixá-lo opaco e quebradiço”.




O sol melhora a acne?
Mito.
O Sol aparenta deixar a acne com um aspecto melhor, ou seja, o sol seca a acne. No entanto, esse efeito é ilusório, pois caso a pele não esteja devidamente protegida com filtro solar, o quadro de infecção pode agravar. O ideal é utilizar produtos a base de gel ou oil free para quem tem pele oleosa. Além disso, o aumento do suor e da produção de sebo pelo calor , favorece a proliferação bacteriana que também piora a acne.

Alimentos industrializados causam celulite?
Verdade. Geralmente esses alimentos têm alto teor de sódio, o que retém água entre as células e piora o aspecto da celulite.





Dormir com os cabelos molhados prejudica a raiz?
Verdade. A umidade em conjunto com o abafamento e o calor provocado pelo travesseiro pode produzir uma proliferação de fungos, provocando a queda dos fios.




É bom dar um tempo no esmalte de vez em quando para a unha respirar?
Verdade. É importante ficar sem usar esmalte por alguns dias, pois o uso contínuo desse produto pode deixar a unha desidratada, quebradiça e com manchinhas brancas. Assim como a pele e o cabelo, a unha também precisa de hidratação, que deve ser feita sem esmalte ou base, com produtos que contenham ativos como uréia, ceramidas e óleos vegetais.


Cloro deixa o cabelo verde?
Mito. Não é o cloro que deixa o cabelo verde, mas sim o sulfato de cobre (metal que também é utilizado para tratar a água da piscina). Quando esse metal se liga à queratina dos fios, ele acaba deixando a pigmentação do cabelo esverdeada. Mas essa reação só acontece nos cabelos claros, porque eles têm o fio poroso, o que torna mais fácil para o metal penetrar no cabelo.


Pele oleosa envelhece menos?
Verdade.
A pele oleosa é mais resistente à ação dos raios ultra-violeta do sol e sofre menos os seus efeitos danosos, principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.




Proteger a pele do sol no dia a dia pode retardar o surgimento das rugas?
Verdade. A principal causa do envelhecimento da pele é a sua exposição aos raios ultra-violeta do sol (fotoenvelhecimento) e o uso frequente de proteção solar retarda o envelhecimento cutâneo.





A drenagem linfática realmente funciona?
Verdade. A drenagem linfática é um excelente tratamento para celulites bem iniciais, pois evita o acúmulo de água entre as células.


Chocolate provoca espinhas?
Mito. Não estudos cientificos que comprovem que qualquer alimento especifico, inclusive o chocolate tenha relação com a ace.
Angélica Fagundes @Angelicaabf





2 comentários:

  1. Adoreiiii..... tinha coisa q eu nem imaginava! adorei suas dicas! ;)

    ResponderExcluir
  2. Fiquei bem feliz em saber que pele oleosa envelhece menos.

    ResponderExcluir

Aguarde a aprovação do moderador