Pages

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Fadiga x Exaustão

Quando você está fadigado e quando você está exausto??

     Tenho escutado muito os termos fadiga e exaustão sendo utilizado em diversas atividades ou em diversos momentos em que às vezes acho que o termo não é muito próprio pra situação. Sabe-se lá por qual motivo, mas o termo fadiga tem sido mais usado que o termo exaustão.
      É muito mais comum ouvir estes termos dentro das academias de ginástica, tanto em aulas coletivas, jump, step, spinning... como, principalmente, na sala de musculação.

      Quando alguns alunos estão realizando qualquer exercício de musculação em que tem que fazer, por exemplo, 10 repetições, chega um determinado momento em que ele não consegue realizar mais nenhuma dessas repetições e como justificativa ele diz que já está fadigado, ou durante uma sessão de treino inteira chega a um ponto que se sente tão cansado a ponto de achar que não consegue realizar mais nenhum exercício e aí diz que está exausto. Estas situações são muito comuns.
      Algumas dessas situações acontecem, acredito eu, por uma confusão nos conceitos de fadiga e exaustão, que, na maioria dos casos, são usados como sinônimos.

     Fadiga é simplesmente uma incapacidade de manutenção de produção de potência ou força durante contrações musculares repetidas. Durante o processo de contração muscular acontecem reações liberadoras de energia e reações reconstituidoras de energia, quando há uma descompensação entre essas reações acontece uma perturbação do equilíbrio dos processos metabólicos, que se manifestam por uma diminuição da capacidade de produção do músculo.

      A exaustão é um ponto em que a capacidade de geração de força declina até que a força produzida seja nula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde a aprovação do moderador